quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O universo paralelo que vive um recém transplantado

Olá pessoal. Todo mundo começou 2014 com o pé direito ou só começou simplesmente com o pé que estava disponível?

Virou o ano e comecei deitado. Super fraco. Mais 5 dias internado e um vírus me atacou. Na verdade acordou pois é daqueles que ficam com você e quando você dá uma titubiada ele acorda e te derruba.  Remédios e imunidade baixa ajudaram nisso. Agora vou ao hospital todo dia de manhã tomar antibiótico na veia pra acabar com o vírus até completar 21 sessões. Já foram 10.

A verdade é que pós transplante é uma vida de incertezas. De um universo paralelo. Nada que se sabe sobre saúde convencional se aplica aqui. É um universo paralelo mesmo. Você faz tudo certo e ainda corre riscos. É da natureza do transplante.

Por isso gente é muito chato quando falam pra gente se cuidar direitinho, como se não o fizéssemos, e pra pararmos de dar susto nos outros como se gostássemos de fazer isso se divertindo com nossa saúde.

É muio difícil pra gente passar por tudo isso sem saber exatamente por quê e ainda ter que ficar se preocupando com as expectativas alheias. Não é justo para conosco que lidamos com tantas coisas. Preocupação e apoio é bem vindo. Sou muito grato pelo que recebi. Mas essa abordagem da saúde nem a gente entende, imagina os outros.

O que sinto falta mesmo é de uma boa visita de um amigo ou parente pra falar da vida e de besteira. Falar de saúde só o necessário. O que precisamos é que nos tirem dessa realidade de remédios, dores, acessos no braço que doem, exames que nos apertam, incertezas de vírus e tal ...  minha médica poderosa salve-salve Dra Fabiola Pedron já conversa comigo super bem sobre isso. rs. Não quero ser chato, mas vamos dosar as coisas.


Estou meio frágil. Confesso. Tenho um acesso na mão direita pra tomar o remédio e estou perdendo sensibilidade na mão esquerda o que esta me reduzindo os movimentos pra digitar. Por isso tenho estado bem offline. Deve ser passageiro mas incomoda. Hoje ia fazer uma biopsia do pâncreas mas não deu certo. Ele está numa posição que não permite a punção. Ia ajudar pra saber se não esta havendo rejeição. Era o exame pra se ter certeza. Mas como disse a dra o quadro geral não leva a crer nisso. Era mais pra desencargo. É que a glicemia anda alta mas pode ser a ação do vírus ou dos remédios. Como disse antes, são as incertezas do transplante, então se age em várias frentes.

4 comentários:

  1. Eu penso que é isto mesmo que está acontecendo meu querido, seu emocional está muito abalado devido a este vírus que como vc mesmo disse, acordou e te deixou muito fraco.Há tempos vc anda pisando em ovos com relação a tudo, desde as hemodiálises, depois o transplante e mais o processo de recuperação que é muito delicado.Isto tudo faz vc ficar deprimido e eu te entendo pois além de não poder estar saíndo para qualquer canto que deseje, aínda tem a falta das visitas que também é outro problema. As pessoas tão seus afazeres,veja eu por exemplo, que me levanto às cinco da manhã para ir trabalhar lá em S,José, cuidando de gente doente que me ocupa 24 horas e quando chego em casa tenho coisas a fazer. Ando muito cansada, não tenho ânimo para sair pra canto nenhum,só quero mesmo é dormir....minha imunidade anda tão baixa que até contraí o vírus da herpes zóster não sei de onde.Estou me tratando mas aínda tenho dores na coxa. A médica diz que é assim mesmo e que demora para sarar completamente e tem gente que sente as dores pra sempre, pode isso?? Por isso meu amor é que não vou aí, como posso? estando vc tão debilitado?Rezo muito por sua saúde e tenho fé que logo,logo vc estará livre de tudo isto e sua vida será só de alegrias..Te amo muito meu rei,fique com Deus e não desanime.bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu amigo. O que de fato você precisa é de visitas, boas conversas...As pessoas são chatas mesmo nessas horas...Cada um quer dar um palpite, analisar o que não conhece...Dizer que a pessoa não está se cuidando direito...Mas, cadê aquela pessoa que abre mão de algumas coisas...que de fato se doa ao amigo, parente que precisa...Sei o que é isso! Fiquei 7 meses na cama (Rodrigo) e 8 meses (Renan) com gravidez de risco. Não era doença, mas eu precisava ficar na cama, com o colo do útero costurado...Ficar em pé?! Nem pensar! Queria procurar aquele livro que eu queria ler...Queria conversar! Cadê meus amigos?! Ninguém aparecia...Ainda não tinha face, alguns(raramente) ligavam...Cadê meus amigos, parentes?! Cadê!? Dias e dias na solidão!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou aqui a hora que vc precisar! Pela escrita, pela voz, seja qual for a forma de comunicação eu responderei!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu também estou aqui... solidarizando contigo e pedindo ao Nosso Paizão que lhe dê toda força pra superar esse momento passageiro!
    Conte comigo... abraço bem apertado!!!

    ResponderExcluir