terça-feira, 8 de abril de 2014

Trapaça e 12 Anos de Escravidão

Gosto de me surpreender com o cinema. E com o tempo meio que aprendi a apreciar roteiros e analisar sua estrutura. Não sou expert mas os anos da disciplina de cinema na faculdade ajudaram, e bastante. Gostar de cinema também colabora.

Trapaça (American Hustle)


No começo você pensa que é uma historia de ex trambiqueiros que passam a colaborar com o FBI. Nada de novo. Mas a coisa acaba te pegando pelos vários elementos periféricos que o sustentam e o tornam um dos melhores na minha opinião. Sem contar o final que é inesperado. Filme baseado em fatos reais (baseado numa operação do FBI batizada de Abscam, que nos anos 1970 descobriu nos Estados Unidos uma rede de corrupção que levou à prisão alguns políticos, mas nenhum “peixe grande") prova que a vida real pode ser ótima fonte de inspiração.
Christian Baile (Batman) irreconhecível se supera como ator. Mas quem rouba a cena é Jennifer Lawrence que faz o papel de sua esposa bem "sem noção". Amy Adams, Bradley Cooper e Jeremy Renner completam a excelente trupe que transforma o filme numa pelicula imperdível.  



12 Anos de Escravidão (12 years a slave)

Também baseado numa história real, conta a saga de Solomon Northup, negro livre sequestrado e vendido como escravo no sul dos EUA. Uma história de resistência e superação - do jeito que a Academia gosta - levou a estatueta de melhor filme pelo conjunto da obra eu acho. Com produção de Brad Pitt que faz uma ponta de luxo no filme, o roteiro adaptado te leva ao sofrimento da escravidão com o intuito da reflexão. Como sempre. Se fosse falado em português seria pura história da escravidão no Brasil. Muito negro apanhando, sendo tratado como bicho ou pior. Alguns nós na garganta e o final que se espera. Eu achei um ótimo filme morno. Mas o Melhor Filme nunca é unanimidade. Divirta-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário