sexta-feira, 27 de maio de 2016

Somos todos estupradores!

Ha alguns anos, após iniciar os estudos na área de comunicação, passei a perceber de forma negativa o poder das notícias de corrupção que assolam o país, principalmente após o fim da ditadura. Com a abertura os veículos de comunicação passaram a divulgar amplamente tudo o que de ruim passava pelas mãos dos governantes. Mais que a roubalheira, a forma com que ficavam impunes era mais divulgado ainda. Era, e ainda é, apesar dos Moros da vida,o país da impunidade, da subversão de valores e da nossa falta de referência ética e moral que ainda nos permite eleger, eleição após eleição, bandidos conhecidos sob as mais absurdas alegações, de "rouba mas faz" até "não tem outro". Nossa tolerância com o intolerável devia ser intolerante. Mas Renans, Sarneys, Malufs (que é procurado pela Interpol mas aqui é deputado federal) continuam mandando no Brasil porque a gente QUER. Aqui no Maranhão do sul (sim,o Paraná é o Maranhão do sul) o deputado Nelson Justos teve denuncias de desvios apuradas desde 2009 e só agora a justiça autorizou investigação (com foro privilegiado, claro). Desde aquela época foi reeleito 2 vezes pro mesmo cargo. Somos idiotas ou não?

Bêbados continuam matando nas ruas sem punição. O caso mais famoso e atual aqui no Paraná envolve o ex deputado Carli Filho que a sete anos escapa de ir a julgamento popular por inúmeros artifícios da justiça. Em 2009 ele se envolveu em acidente onde dois jovens morreram em que o deputado dirigia embriagado a cerca de 190 por hora. 

E você paga seus impostos que estão entre os mais altos do mundo mas não tem saúde, educação, segurança, estradas boas (mas o pedágio e o imposto pro combustível continuam firmes e fortes). Os caras que você sabia que eram ladrões mas você votou roubaram/desviaram outros bilhões e agora o país tá falidinho da silva só que o governo pede mais esforço de você. Mas auxilio moradia de mais de 4 mil reais para juízes não pode faltar. O jeito é distrair com a novela onde tem romance proibido, ganância e muita traição ao som de baile funk. Uhuu !!! 

Com tanta coisa boa é só agradecer a Deus numa igreja qualquer com muito dinheiro pro pastor manter a obra divina do paraíso dele na terra 

Caraca mano, nesse país pode tudo e nada acontece? É de revoltar. E pra onde vai essa revolta toda? Concordo. sendo assim, se furarmos uma fila, estacionarmos um pouquinho na vaga dos coroas e errarmos um troquinho a nosso favor não dá nada. Aqui tudo pode! Até pegar aquela mina na força e fazer uma festa com ela. Ela é meio facinha mesmo. Já até "embuxô", a "larga". E se filmar e colocar no facebook então "nóis" vira herói. Pode até virar político. 

----------------------------------------

Nossa hipocrisia em achar que condenar á morte os 33 estupradores do caso recente que abalou o país, reduziria a incidência de casos chega a ser infantil. O que se pede é a mudança da cultura do estupro em que o absurdo é que a culpa é da vítima. Tudo bem que há considerações como por exemplo o fato ter sido denunciado após o compartilhamento do video em redes sociais. Não vi até agora que a garota fez a denúncia após o ocorrido. E a investigação inicial se deu pela delegacia de crimes na internet. Piada sem graça..

Mudanças devem ser feitas no modelo cultural de sociedade que escolhemos pra viver e fazer crescer as futuras gerações. Já atearam fogo em índio nesse país. 

Não é da natureza do brasileiro incorrer sobre as fontes reais de nossas mazelas. Até porque isso requer também reconhecer nossa culpa e somos péssimos nisso. É sempre o outro que é culpado, ou é sempre o outro que tem que nos salvar. Nossa responsabilidade acaba no voto por exemplo (ops) !!!!!!

E a gente se acostuma com essa desgraceira toda. É assim mesmo, o que há de se fazer além de se acostumar? Parar de se acostumar.

-----------------------------------------

Ok, estou sendo derrotista e fatalista. Tem tantas coisas e pessoas que são exemplos lindos em nosso país. Tipoooo ... ao nível de construção de uma sociedade, meu amigo, veja bem.

E acham que compartilhar desgraça alheia na internet sob o pretexto de chegar ás autoridades é bacana. É ser cidadão. Manda direto pra autoridade. Mais fácil. Compartilhar a perda da dignidade humana milhares de vezes não é nada bacana. Pense se fosse você.

------------------------------------------

Mudemos realmente. Sejamos mais corretos do que aqueles que não são. Não sejamos trouxas. Mas entendamos que parte de nossas ações e interpretações da realidade estão presentes nos 33 estupradores. O político que desvia milhões de saúde e educação tem culpa no que aconteceu mas essa culpa também passa por nós. Somos todos estupradores.

Se mudarmos a cultura de sermos o que somos e repetimos, mudaremos várias outras culturas. Não espero que seja milagroso nem pra daqui a 10 anos. Mas quem sabe um dia políticos ruins nem se elejam mais, motoristas bêbados vão direto pra cadeia e as mulheres sejam devidamente respeitadas como devem ser. 

3 comentários:

  1. Se pudesse jogava esse post na primeira página de todos os jornais do Brasil!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. UAU! Meu amigo tá bravo, como todos nós, mas só ele conseguiu resumir o que estamos sentindo aqui no "maranhao do sudeste"! beijos

    ResponderExcluir