segunda-feira, 18 de julho de 2016


Atenção portadores de cartão de embarque cor de tela de smatphone, embarque com um click e boa viagem!

Continuando o texto anterior, com a vontade de viajar definida é hora de montar um roteiro. Mas para tirar as dúvidas ainda procurei uma agência de viagem para um comparativo de valores e ter a certeza que  com agência é muito mais caro. Sem contar que a proposta é passar por várias capitais europeias em 14 dias. Ou seja,era quase uma passadinha em cada cidade. E agência você tem horário pra tudo né. Não tem liberdade pra curtir ou descobrir lugares interessantes. Bem, só sei que em comparação com o pacote da agência eu fiquei 1 semana a mais e gastei uns 7 mil reais a menos. Bora aprender a viajar por conta.

Pelos pesquisas que fiz e as distâncias entre as principais cidades, a língua e os custos principalmente, defini explorar o mundo começando por Portugal e Espanha. Na verdade já tinha estado em Cancún, no México,a 20 anos mas por conta foi a primeira vez.

Usando o Google Mapas fui descobrindo as distâncias entre os principais centros metropolitanos. Como Sevilha era uma paixão antiga tinha que dar um jeito de inclui-la no roteiro. Ainda mais quando vi uma reportagem que falou sobre Rhonda e Zahara, duas cidades incríveis próximas a Sevilha. Sevilha no roteiro. Pelas facilidades é claro que Portugal faria parte. Lisboa é linda, charmosa e amistosa. Sem falar dos vinhos e da comida. Sabe que Portugal é mais ou menos do tamanho de Pernambuco? Ou metade do estado do Paraná? E que de Lisboa ao Porto, a segunda maior cidade de Portugal, a distância é de cerca de 300 km, como de Curitiba a Florianópolis? Lisboa e Porto, ok. E falar de Espanha e não falar de Madri nem de Barcelona é um pecado, são dois pulinhos de uma cidade a outra. Cerca de 700 km. Dá-se um jeito. Então pelas atrações e interesse, a arte, cultura, história e culinária defini Lisboa, Porto, Madri, Sevilha e Barcelona. "Atenção senhores passageiros, ultima chamada para realização de um sonho".

Um roteiro com cinco cidades de base, com atrações em localidades próximas, merecem quanto tempo de permanência? Para tirar essa dúvida consultei alguns sites e o Viaje na Viagem me deu as melhores dicas. Para fazer uma viagem legal defini em torno de 4 dias em cada cidade fechando um período de 20 dias. Beleza, 3 semanas de Europa é tudo de bom para uma primeira vez. Tem pacotes que ficam 2 ou 3 dias em uma grande cidade mas aí mal dá pra fazer um check in ostentação.

Pra evitar a muvuca generalizada e os preços mais autos durante a alta estação que é no verão, entre fim de maio até setembro, programei pra tentar fazer a viagem na primavera entre abril e maio. Comecei a consultar preços de passagens e inicialmente apresentou alguma opções meio salgadas; em torno de R$3500,00 ida e volta. Uau, meio alta. Mas como não queria desistir continuei na espreita. O problema da TAM é que ela não faz Portugal. Logo teria que chegar em Madri, pra depois ir para o Porto, onde queria iniciar a viagem, mas queria fugir de todo o jeito da imigração espanhola tão famosa a um tempo atrás por barrar brasileiros. Ok, eu iria providenciar mais documentação que o necessário mas vai que ...!!!

Além de seguir a fanpage Melhores Destinos, que informam várias promoções de passagens, baixei o app Momondo, indicado por uma amiga. Como o Skyscanner ele busca passagens mais baratas só que achei a interface mais clean. E eis que TAP e Ibéria começaram a aparecer. Mas Ibéria também fazia primeira parada em Madri. Continuei aguardando por uma luz até que ela apareceu do MD; promoção da TAP com código promocional de 15% de desconto para emissões de passagens do Brasil. Corri. Nessa brincadeira descobri que voos partindo do Galeão são mais baratos do que os partindo de São Paulo. E se você não desejava viajar levando,nem trazendo a casa que o farão ultrapassar em muito os 23 kgs de franquia, vale a pena também comprar a passagem separado caso esteja de uma cidade que não tem voo direto para fora,caso de Curitiba. Ao invés de comprar Curitiba/Porto, comprei Curitiba/Rio e Rio/Porto. O resultado final foi uma economia de mil Reais.

Nos buscadores e nos sites das cias aéreas é possível fazer pesquisas com datas flexíveis e isso é muito importante. dependendo do fluxo a passagem pode variar muito de preço de acordo com o dia ou até horário. Eu voltei por Barcelona num voo as 16:30hs sendo que havia um voo um pouco mais tarde só que 800 reais mais caro. No dia seguinte o custo seria de quase mil Reais. Acabei diminuindo a viagem em um dia para poder usar o dinheiro da diferença em mais passeios.

Bom, vou dar um tempo nesse post e continuar no próximo. Um casamento em São Paulo, uma forte gripe e um pouco de falta de disciplina atrasaram muito esse post. Logo tem mais, espero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário