quarta-feira, 20 de julho de 2016

Europa de carro, trem ou avião? TODOS!

Estação Porto Campanha. Rumo a Lisboa
Hello cityzens of the world, como roteiro definido o lance é de como se locomover entre eles e ainda aproveitar o que existe entre uma e outra grande cidade.

Trem Porto - Lisboa
Claro que em se tratando de Europa a gente logo pensa em trem. Maravilha, andar naqueles trens ultra modernos e centos kms por hora. Uhuu , sou chic bem! But .... nananananinanão. Não é bem assim.   

A principal operadora de trens na península ibérica é a Rail Europe que, como dizem, é realmente excelente. Mas quando comecei a procurar passagens e roteiros esbarrei no custo dos pacotes e nos trechos percorridos. Não há muitas ligações entre Portugal e Espanha e as disponíveis sacrificariam parte de meu roteiro. Não conseguiria, por exemplo, ir ao Algarve e de lá ir direto para Sevilha que é relativamente perto (4 hs de carro). 

Bom, então vamos alugar um carro e rodar Europa in the road.  Usei o site da Decolar pra simular locação de veículos e aprendi uma coisa. Devolva sempre o carro onde você o locou. O custo da taxa de devolução é exorbitante. A não ser,claro, que seja em cidades próximas que até compensa um pouco o custo extra pra não prejudicar o roteiro. Tipo, pegue no Porto e devolva em Lisboa pra curtir as cidades no caminho, tipo Coimbra, Aveiro,Tomar, Batalha, Fátima, Óbidus e etc. (não fiz esse roteiro, prova de que preciso voltar). Se eu pegasse um carro em Porto e devolvesse em Barcelona o custo passaria dos 4500,00 Reais para 19 dias. Se pegasse e devolvesse no Porto em 15 dias o custo seria em torno de 1300,00 Reais. Capitou? A diferença poderia facilmente pegar um vôo para Barcelona onde terminaria meu roteiro e ainda sobrava grana.

Fazer tudo de avião também não teria graça nenhuma e o custo não compensaria. Existem cias chamadas low coast de baixo custo que são bem boas como a irlandesa Ryanair mas valem pra quem tem bagagem de mão pois o custo para bagagem de porão é alto. Pra tipo mochileiro,vá sem erro. Como não era meu caso, abandonei a ideia.

Como se deslocar então? Vamos fazer um mix destas opções: trem, carro e avião.

A ideia inicial era pegar carro já no Porto e depois um avião para Barcelona. Mas o custo do avião estava meio alto e descobri que partindo de Lisboa era mais barato. Surgiu aí a ideia de ir à Lisboa de "comboio", como são chamados os trens em Portugal. Descobri o site da empresa Comboios Portugal onde você pode comprar as passagens, ver destinos, horários e valores. Passagens adquiridas com trinta dias de antecedência tem descontos de até 40%. Bingo: Porto - Lisboa de trem garantidos. Fiz o cadastro, paguei com cartão e recebi o link para imprimir as passagens. Saí com elas daqui do Brasil.
A estação de onde parte o trem,digo, comboio para Lisboa não é central. Chamasse Porto Campanha. Mas o bilhete dá direito a você pegar outro trem que sai da estação São Bento no centro do Porto até a estação Campanha - cerca de 5 minutos. Como comprei com antecedência, a passagem de 30 saiu por 18 euros. Choque cultural: não há catracas. A conferência do bilhete é feita dentro do trem. 

Bilhetes Trem Toledo - Madri
Também usamos trem para ir de Madri a Toledo. 30 minutos. De carro daria uma hora e meia. Como estávamos perto da estação de trem Atocha, a principal de Madri, aproveitamos a visita para comprar as passagens de ida e volta (íamos de manhã pra voltar a tarde). Dez euros cada bilhete. A estação é enorme mas você se localiza fácil. Neste caso para acessar aos trens é preciso apresentar os bilhetes antecipadamente para entrar na área de embarque. A principal operadora é a Rail Europe que vende bilhetes de várias cias. Usamos a Renfe espanhola. Tem também a AVE mas com bem menos ofertas de horários.

Como Lisboa é super de boa andar de transporte público (inclusive taxi, que você anda de Mercedes e paga super barato) decidimos pegar o carro no dia que iríamos para o Algarve, no sul de Portugal, de onde seguiríamos para Sevilha.

Ponte Vasco da Gama.  Saindo
de Lisboa rumo a Algarve.
Também pesquisei com antecedência e cheguei ao valor de cerca de 180,00 euros para 8 dias (alugamos um Fiesta modelo novo, suficiente para duas pessoas com duas malas médias e duas pequenas). Fiz pesquisas em várias agências mas acabei optando por uma indicada por um amigo chamada We-rent. Não é muito conhecida mas o atendimento foi excelente e sem burocracia nenhuma sendo bastante maleáveis quanto aos horários de devolução. Tinha até reservado um carro mais compacto mas quando vimos que seria muito pequeno fizemos a troca pelo Fiesta sem problema nenhum (tenho o contato se alguém desejar). A dica para locar carro é verificar se a quilometragem é livre, se a locação/devolução incluem tanque cheio e no caso de cruzar fronteira (que era nosso caso) a locação inclui rodagem transfronteiriça, se não há taxa extra para tal e se o seguro está incluso e cobre todos os países que se pretende percorrer. Tem o lance de você alugar o "sem parar" para os pedágios em Portugal. Mas como não íamos andar só na terrinha decidimos não alugar. Pedágio é um pouco mais caro que no Brasil, mas com aqueles "tapetes" você nem percebe que está pagando mais - dirigir naquelas estradas de belas paisagens é uma delícia e a sinalização fantástica. Só tem que ficar atento nas praças para passar pela catraca que emite o bilhete de quilometragem. Você vai apresentar esse bilhete quando for sair da estrada principal onde vai pagar pela distância percorrida geralmente com cartão de crédito. É raro haver cabines com pessoas. Só vimos uma, em Portugal. Locação de carro a diesel é mais cara do que gasolina, mas o diesel tem valor de cerca de 1 euro/litro e a gasolina 1,20 euro. Faça as contas e veja se compensa. Acabamos alugando carro a gasolina mesmo. E não esqueça, frentista é coisa de país atrasado. Seja livre e independente e aprenda a abastecer seu próprio carro.  Abasteça. Pegue o número da bomba, vá ao caixa e efetue o pagamento. Não precisa pedir nota, eles sempre fornecem. Não tenha pressa em liberar a bomba para o próximo. Eles estão acostumados. Dirija com cuidado e boa viagem.

Do Algarve rumo a Sevilha. As estradas em geral não tem muito tráfego. 

Antes de atravessar ponte sobre o rio Guadiana. Fronteira sul
entre Portugal e Espanha.
Importante.Estacionamento é caro. Há opções de parar em vias públicas sem muito problema. Algumas tem "Estar" mas a gente não pegou nenhuma assim. Na Espanha encontrei um site de reservas de estacionamentos com ótimos descontos chamada ParkApp que cobra em média a metade dos preços normais (uma diária em média pode custar 35 euros). Com o roteiro definido sabia onde e quando ia parar e achei um estacionamento em Madri bem perto de nossa hospedagem. Fiz a reserva, paguei antecipadamente e imprimi o voucher. No dia determinado nossa vaga estava lá nos esperando. Maravilha. 

Carro devolvido sem problemas em Lisboa, fomos a um hotel perto do aeroporto para pegar voo para Barcelona na manhã seguinte. Detalhe: o voo no sábado de manhã era um terço da passagem de sexta a noite para Barcelona pela TAP. Foi a opção mais viável. Não conhecíamos o aero de Lisboa (chegamos pelo Porto) e chegamos um pouco atrasados. E o aeroporto fervilhando de gente. Por sorte o voo atrasou e conseguimos embarcar. Mas foi meio que no laço. Eu já tinha comprado a passagem mas confundi o início do chekin com o fechamento. Dãããã ... tivemos que levar as malas para despachar no embarque. Na confusão a mala dos remédios foi levada a parte para despacho (o cara pegou minhas malas quando entrei no avião). Apreensão até ver minhas malinhas na esteira do aeroporto de Barcelona. Ufa!!! Never more atrasos. 

Enfim, a viagem toda foi sensacional. A diferença de custo nos permitiu experimentar e aproveitar muito mais coisas. Se pegássemos carro no Porto e entregássemos em Barcelona o custo total chegaria a de R$ 5.500,00. Com o esquema que fiz possivelmente ficou na casa de R$2.500,00. Diferencinha né? Prefiro em vinho, azeite, bacalhau, paella e jamon pata negra. Ai Dios. Nesta brincadeira passamos (ficamos, passeamos, lanchamos, fizemos bate-volta e pernoitamos) por Porto, Lisboa, Sintra, Cascais Albufeira, Sevilha, Ronda, Zahara, Madri, Toledo, Elvas, Évora e Barcelona. Inesquecível.  


Túnel entre Sevilha e Madri.



Chegando a Madri com picos de Europa á vista.

De Madri voltando a Lisboa pelo Alentejo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário